Com relação a mão direita, quando iniciamos o estudo do Violão ou da Guitarra, a primeira dúvida que vem é: Vou tocar com os dedos ou com uma palheta?

Isso vai depender do instrumento que vou tocar? Violão ou Guitarra?

Vamos aprofundar mais sobre o assunto.

Diferenças entre o violão e guitarra

Antes de tudo, saiba que a Guitarra é uma “evolução” do Violão, quanto a instrumento musical. Repetindo: quanto a instrumento musical.

Simplificando, a guitarra é um violão sem a caixa de ressonância e com “microfones” para captar o som das cordas, ligando assim em um amplificador.

Muito difícil ver um guitarrista ou um violonista que toque somente um instrumento. O interessante é saber os dois instrumentos.

Inicialmente, nossas aulas não terão um foco exclusivo. Você terá exercícios para os dois instrumentos. No decorrer das aulas poderemos ter aulas específicas.

Umas das principais diferenças entre o Violão e Guitarra, principalmente nesse início dos estudos é a Mão Direita.

Vamos ver agora como usar a Mão Direita.

A Mão Direita

A combinação de senso rítmico e precisão são feito pela mão direita. Quanto mais você praticar, sua mão direita será uma extensão do ritmo no seu instrumento.

No começo, você poderá apoiar seu antebraço um pouco na parte superior do violão ou da guitarra, de forma que a mão fique livre na posição adequada para tocar.

Você não toca com movimento do braço e sim com movimento da mão.

Uma regra importantíssima que você deve ter ao tocar qualquer instrumento é “O máximo de efeito com o mínimo de movimento”.

E sua mão tem que estar bem relaxada, bem “soltinha” para melhor tocar.

A melhor posição para você tocar nas cordas, no violão é perto da “boca”, onde se tem uma melhor sonoridade, e na guitarra, pode ser mais perto dos captadores.

Toque em vários locais e serão ouvidos timbres diferentes em alturas diferentes.

Tocar com os dedos ou com uma palheta é uma decisão pessoal, baseada no tipo de som que você quer fazer.

Então não decida agora, tente fazer os exercícios com os dois, vai chegar um momento que você decidirá o que é melhor para fazer o seu som.

A maioria dos instrumentistas de jazz, blues e rock usam palhetas. Violonista de músicas clássicas e  MPB usam os dedos.

Mas nem tudo é regra, grandes guitarristas usam os dedos, bem como grandes violonistas usam palhetas.

Dedilhado

Vamos começar relembrando o nome dos dedos da mão direita.

  • Polegar
  • Indicador
  • Médio
  • Anular

Os polegares, iremos usar para digitar na sexta(E), quinta(A) e quarta (D) cordas. O Indicador será na terceira (G), médio da segunda (B) e o anular na primeira (E).

Nessa posição

Vamos a um exercício bem simples de dedilhado.

Cordas soltas, começando na corda E com o dedo P depois G, B, E, B, G e terminando em E novamente.

A mão direita

Deixe uma resposta